Praia dos Carneiros – PE

Localizada na cidade de Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, encontramos a Praia dos Carneiros, considerada uma das mais bonitas do Brasil por suas belezas naturais, águas calmas, límpida e morna praticamente o ano inteiro.

Paredão de arrecifes

Além de todas as características, a paisagem permanece ainda quase a mesma do início do século pois é uma das regiões mais desertas e selvagens do Estado. Um paraíso que merece ser visitado!

A encantadora Praia dos Carneiros está a 113 km da Capital Recife, muitos a visitam vindo de Porto de Galinhas ou Maragogi, como foi o meu caso. Como contei no artigo sobre Maragogi (a cidade alagoana que fica na divisa com Pernambuco) os passeios de vans são oferecidos para Carneiros, quase diariamente, com exceção das segundas-feiras. A distância entre estas duas praias é de 56 km – 1 hora de viagem. O acesso da rodovia para praia é feito por estrada de paralelepípedo cercada de mata atlântica, são dez quilômetros, sendo cinco de terra.

Por estar sozinha optei em ir de van, com um pequeno grupo a ir de carro por conta própria, o que também é possível planejar.

Fechei o passeio com o Receptivo “Corais do Maragogi” e está incluso apenas o trajeto, sem nenhum passeio ao chegar no destino. Como os receptivos sempre fazem parcerias, chegando já foi oferecido o passeio de catamarã pago a parte, e nos direcionaram para a barraca de praia Bora Bora, a mais famosas dali e muito estruturada – conto mais sobre logo em seguida. Para quem vai de carro, vale ressaltar que você vai pagar estacionamento (na ocasião, 10 reais tempo livre). Vamos ao detalhes!

A Praia

Maré já alta nos arrecifes

Maré já alta nos arrecifes

Não canso de repetir porque faz jus: A praia considerada uma das mais belas está na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APA) sendo a maior unidade de conservação da Marinha do Brasil e que abriga a segunda mais importante cadeia de corais do mundo.  São 5 km de coqueiros que margeiam a sua extensão e pra acrescentar, a paisagem é moldada por um lado, pelo estuário do Rio Formoso, com águas verdes que se misturam ao mar na maré alta. E do outro lado da extensão, um paredão de arrecifes que mede 1 km adentrando o mar, é possível caminhar por ele na maré baixa.  E em direção ao mar bancos de areia ajudam a formar as piscinas naturais fechando este cenário bucólico de espetáculos de cores.

Até aí você já percebeu que vale a pena a viagem até aqui, não é?! Não parei ainda… Agregando um charme a toda esta beleza natural, nas margens da areia branca está uma das principais atrações, a Capela de São Benedito, construída no século XVIII. Há uma lista de espera para se realizar cerimônias de casamento nesta igreja. Então, mesmo que você opte por fazer o passeio de catamarã e passe em frente a formosa capela, separe um tempinho pra caminhar na praia e ir até ela.

Capela de São Benedito

O Passeio

Chegando aos bancos de areia

Chegando aos bancos de areia

Logo na chegada a praia foi oferecido o passeio de Catamarã, fiz com o barco “JR Thur” e foi muito bom. A bordo um trio de sanfoneiros tocando músicas de bom gosto e animando a galera e o anfitrião era uma figura incomparável, bem-humorada e simpática que se auto denomina “globeleza da praia dos Carneiros” (um show a parte). O barco nos leva a um dos maiores bancos de areia da praia na maré baixa a uns quilômetros da orla. Parece estarmos no deserto no meio do mar, muito interessante, aqui ficam senhores vendendo cocadas – a melhor que já comi na minha vida.

Um pedaço dos bancos de areia

Um pedaço dos bancos de areia

Ih, banhada de argila

Ih, banhada de argila

Depois paramos num outro lado da praia onde tem os paredões de argila, tomamos um banho de argila (ok, não foi um banho, passamos argila no corpo, vinda de baldes) esta parte bem comercial, mulheres ficam ali vendendo os sabonetes de argila, mas foi divertido. e por fim o barco passa próximo ao rio Formoso e a Capela mostrando as belezas locais e a “Globeleza” contando histórias e curiosidades.

 O Quiosque

A barraca de praia Bora Bora tem uma ótima estrutura e fica num dos trechos mais lindos da praia. Daqui você tem fácil acesso ao paredão de arrecifes e pode andar por ele, que fica praticamente todo descoberto na maré baixa e vai sendo coberto pela água do mar ao longo do dia.
A comida é bem preparada, saborosa e bem servida, não é barato uma refeição mas até os pratos individuais é possível dividir. Pra quem estiver disposto a gastar um pouco mais tem opção de lagosta mas deve ser encomendada antes do passeio.

 

Tem banheiros, sempre limpos. Armários de guarda volume pagos a parte, uma boa opção para que quer fazer uma caminhada e não tem com quem deixar os pertences. Também tem parquinho infantil e uma área de relax com redes e espreguiçadeiras. Você também tem a disposição duchas para se enxaguar da água salgada, adoro isso numa praia.

OBSERVAÇÃO: Gostaria de ressaltar que estou citando nomes das empresas envolvidas somente como uma forma de indicação, para facilitar aos interessados. Não há nenhum vínculo comercial, não tive nenhum financiamento das empresas nem outro tipo de  benefícios.

Fim de tarde e de passeio, hora de voltar para Maragogi

Fim de tarde e de passeio, hora de voltar para Maragogi

 Espero que tenham gostado das dicas e visitem este lugar, é incrível mesmo que para um único dia! Qualquer comentário ou dúvida me escreva.
Como este passeio faz parte de uma viagem para Maragogi, o resumo de viagem você pode conferir no artigo As espetaculares cidades alagoanas – Maragogi
Visite também
Facebook Comments

Deixe um comentário