Capitólio – A rainha dos lagos

Capitólio em Minas Gerais é um pequeno paraíso entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas. Tem atraído muitos visitantes, principalmente aqueles apaixonados pela natureza e lindos cenários.

A cidade é conhecida como Rainha dos Lagos não por menos, o lago de Furnas forma o maior espelho artificial de água do mundo (são 3600 km) e ainda encontra-se ao seu redor maravilhosas cachoeiras, cânions e seus paredões rochosos, além de uma praia artificial na cidade.

Quer conhecer tudo isso e aproveitar boas dicas? Então venha comigo e minha turma nesta viagem entre amigos!

Capitólio é privilégiada pela natureza, e fica localizada num espaço estratégico ao sudoeste de Minas Gerais. Está a 280 km da capital mineira, Belo Horizonte e também pertinho de grandes cidades paulistas como Ribeirão Preto, 220 km, e São José do Rio Preto, 380 km. Um pouquinho mais distante de São Paulo, 430 km, o que rende quase 6 horas de viagem de carro. Mas é fácil chegar e se você depende de aeroporto pode pesquisar por estas outras três cidades que citei, todas possuem bons aeroportos e então opte pelo aluguel de carro para chegar ao destino. Um carro será bem útil para fazer os passeios por Capitólio.

Vista do Lago de Furnas chegando em Capitólio

Minha cidade natal, a belíssima cidade das rosas – Poços de Caldas, também fica bem próximo, são 230 km. E eu tive o prazer de conhecer Capitólio há 18 anos (quando ainda era desconhecida mas já abençoada). E recentemente voltei com a turma de amigos, o lugar foi escolhido para a nossa reunião anual, e para a viagem “entrar” no planejamento de todos fomos num feriado no mês de maio.

Claro, no feriado a cidade está mais cheia, os pontos mais famosos ficam bem concorridos. Então se você tiver oportunidade escolha uma data fora dos feriados. E quanto tempo ficar? 3 dias são suficientes para explorar os principais pontos, claro que se você puder estender para 5 ou 6 dias irá aproveitar mais e com tranquilidade.

Onde se hospedar

Por se tratar de uma cidade pequena há poucas opções de hotéis. No entanto, há muita oferta de casas e chácaras para aluguel de temporadas. Ainda pode-se optar por hospedagens em cidades próximas como Formiga e Sã João Batista do Glória (que tem boas opções de cachoeiras).

Caminhada matinal em Escarpas do Lago

Nós estávamos em 12 pessoas e optamos por alugar uma belíssima casa com 5 suítes a beira do Balneário Escarpas do Lago.  Por falar nisso este local por si só também é uma atração, com estilo de condomínio fechado o local tem apenas imóveis de luxo, estima-se que seja mais de de 800 imóveis de veraneio. As casas cercam um parte do lago de Furnas onde pode-se caminhar e aproveitar a tranquilidade. O ponto negativo é que fica um pouco distante das demais atrações mas é só se programar para fazer os passeios.

Arredores de Escarpas do Lago

Pelo Booking você encontra opções de hotéis e também casas de veraneio. Use o link e ganhe seu desconto, eu também ganho e usando o link você ainda ajuda a manter este site sempre cheio de dicas.

Já se hospedou pelo Airbnb? Lá você também encontra as casas de veraneio em Escarpas do Lago. Ganhe crédito na sua primeira reserva usando o link www.airbnb.com.br/c/tacianap16 

Atrações 

Mirante do Cânion

O famoso ponto com fotos lindas que vemos compartilhadas pelas redes. Onde pode-se avistar os cânions do alto. Ao fazermos os passeios de lancha elas vão até este pondo pelas águas porém vale a pena ir lá em cima, numa trilha fácil e ver os paredões nas alturas.

Mirante do Cânion (bem cheio em um feriado)

O acesso é fácil porem distante do centro da cidade. São uns 30 km pela MG 050, após a ponte do Rio Turvo (próximo ao km 312). Há um recuo a beira da estrada e os carros estacionam por ali, é fácil localizar o portão de entrada para a trilha – não precisa pagar para entrar, não tem infraestrutura no local. Dali são poucos metros de caminhada sem dificuldade até a beira dos paredões de 20 metros de altura com uma linda vista para os cânions. Seja cauteloso pois não há nenhuma proteção.

Passeios pelas águas do Lago de Furnas

Primeira parada no passeio de lancha pelo Lago

São muitas opções de passeios, lanchas, barcos, lanchas particulares, chalanas e catamarãs. Os mais tradicionais e comuns são os passeio de lanchas que duram em torno de 2 horas e custam R$ 70 reais por pessoa (valores de 2017). As agências se concentram próximo a ponte do Rio Turvo (Rodovia MG 050 km 305, aproximadamente 20 km do centro da cidade), neste local você encontra também restaurante e lanchonetes e estacionamento público, muito disputado em especial aos fim de semanas e feriados. Para o passeio é bom reservar com antecedência, caso contrário você poderá ficar um grande tempo esperando pelo horário vago.

 

 

Nós estávamos num grupo grande e num feriado, como já relatei, então era muito prudente que reservássemos para garantir o passeio de todo o grupo numa única lancha. Usamos os serviços da agência “Furnas Aventura“. Foram muito prestativos, o condutor da lancha atencioso e cuidadoso. Fez os passeios prometidos parando em diversos pontos do lago e quedas d’águas e inclusive parou em uma onde as demais agências não levam. Foi o local mais calmo e agradável do passeio pois como podem notar pela imagens, os demais pontos estavam bem cheios.

Paredões de pedra – passeio de lancha

Segue contatos da agência Furnas Aventura (35) 99211 3228 / (37) 99927 9646 – Observo que não houve nenhum tipo de patrocínio desta agência para colaborar com este artigo. A escolha foi por indicação de amigos e todas as despesas foram pagas por nós mesmos.

Mirante da barragem da Usina Hidrelétrica de  Furnas

A vista não é tão exuberante como a dos cânions pois não se trata de um capricho da natureza mas sim uma mistura entre o natural e a interferência humana. Aqui você poderá admirar a grande da barragem de furnas e parte da Usina Hidrelétrica. Para chegar ao mirante é só seguir pela MG 050, após o mirante dos cânions há um trevo saindo da rodovia em direção ao Núcleo Residencia de Furnas, tudo muito bem sinalizado, você passará por parte da Usina, inclusive por uma barragem onde passa apenas um sentido da via por vez, os vigilantes da usina ajudam a organizar o tráfego dos carros e logo quando inicia a descida para Furnas há estacionamento para os carros.

Cachoeiras

A região é privilegiada por cachoeiras e quedas d’águas, há muitas belezas e lugares gostosos para curtir um dia quente. Boa parte destas cachoeiras ficam em terras particulares então é cobrado uma taxa de entrada e permanência, valores variam de 30 a 50 reais por pessoa para passar o dia no local.

Tem opções de cachoeiras de livre acesso também como é o caso da Cachoeira do Filo, acesso pela MG 050, os carros devem ficar no acostamento da pista e a descida até a cacoeira é curta porém ingrime com alguns trechos de dificuldade moderada.

Cachoeira do Filo

Um pouco mais a frente da Cachoeira do Filo, seguindo na MG sentido São João Batista do Glória, tem a entrada para o Paraíso Perdido. Uma das mais procuradas na região pois contam com 18 piscinas naturais e 8 quedas de água, o local conta com estrutura de restaurante, banheiro, e área de camping. Há sinalização na pista para acesso ao Paraíso, a estrada que segue até próximo as cachoeiras é de terra, chegando aos estacionamentos é preciso caminhar um pouquinho mas sem dificuldade. Este local é particular, paga-se para passar o dia mas vale a pena pois há muito para desfrutar e é aqui também o acesso a cachoeira pé de serra.

Cachoeira visitada no passeio de lancha pelo lago

 

 

 

 

 

 

(Descobrindo mais uma cachoeira entre os paredões do Lago de Furnas)

Outra das cachoeiras mais famosas da região é a Lagoa Azul, que deveria se chamar lagoa esverdeada pela cor das águas. Nesta há duas opções de entrada e ambas pagas, a primeira é com uma parada programada no passeio de lancha, a qual deverá atracar no bar flutuante do local e para acesso a cachu deve se subir uma pequena escadaria. Uma outra opção é de carro pela MG 050 parando no Empório Lagoa Azul e descendo uma trilha fácil até o poço. Ali tem também uma pousada e o hospede tem livre acesso. Mais informações no site da pousada.

Como citei, há muitas cachoeiras na região, não visitei muitas pois nosso objetivo na viagem foi um pouco diferente, queríamos curtir nossa turma, brincar na piscina com as crianças na casa de temporada e fazer churrascos e jantares gostosos em família. Falando nisso, a grande maioria das casas de temporada no Escarpas do Lago contam com esta estrutura pra deixar ainda melhor a viagem: piscinas, terraços, áreas de churrasqueiras.

Os acessos as cachoeiras, em geral são bem sinalizados. Ainda há opção das cachoeiras do sábia, trilha do sol (área com pousada e cheia de cachoeiras), do lobo (Estrada de Guapé, com pousada, área de camping, lanchonete), do grotão (gratuita de fácil acesso), da capivara, até pelo Google Maps é possível localizar boa parte delas

Pedreira lagoa azul

Não visitei o local mas já vi sobre em programas de televisão, era uma pedreira hoje desativada e o lago no centro tem águas cristalinas e uma cor muito azul por causa das pedras claras ao fundo e arredores. Parece realmente um belo local pra visitar, o acesso é pela MG 050 uns 800 metros antes de chegar ao trevo de furnas – a direita. Voltando, por exemplo, do mirante da usina após o trevo, sentido Capitólio é a primeira entrada a esquerda. O mesmo acesso para as cachoeiras do sol e da Capivara, mas seguindo um pouco mais a frente.

Praia artificial e orla da cidade

Dentro da cidade de Capitólio há uma orla e praia artificial, com faixa de areia e acesso a parte do lago de Capitólio. Local bem cuidado e legal para fazer uma caminhada, sem muitas atrações.

Dica da Turista

Se você, mineiro(a) como eu ou não mas também apaixonado(a) por queijos e doces, não deixe de fazer uma visita ao Empório Queijos Califórnia. Uma loja modesta a beira da, já conhecida, MG 050 porém com muitas delícias. Você passará em frente a loja várias vezes para ir as atrações próximas ao Rio Turvo, ela fica próximo a chegada da cidade uns 6 km do trevo.

Lá você poderá degustar doces e queijos variados e levar pra casa um pouquinho das delícias mineiras. Pra complementar a loja ainda tem um pouquinho de artesanato pra aqueles que apreciam.

Siga Turista.Tips nas redes sociais e veja fotos e dicas de viagens

 @turista.tips
 @turista.tips

Você já visitou esse destino ou outros parecidos? Tem alguma dúvida sobre as atrações? Escreve pra mim, deixe seu comentário!

Resumo de Viagem

Local: Capitólio –  MG
Principais Visitações: Cânions e Lago de Furnas, Cachoeiras e passeios de lancha.
Parceira de Viagem: Entre amigos (turma grande, total 12 pessoas)
Fotografia: Taciana P Rocha
Ponto alto: Passeio de lancha pelo Lago de Furnas
Ponto baixo: Locais visitados estavam bem cheios por se tratar de um feriado prolongado, mas aproveitamos mesmo assim. O clima já começava a ficar mais ameno, um pouco frio pra cachoeiras, maio geralmente já é frio em parte de Minas Gerais.
Duração: 4 dias
Ano: 2017 (Maio)
 Se gosta de cachoeiras e passeios em contato com a natureza, visite também os artigos:
Bonito – MS
Foz do Iguaçu – PR
Facebook Comments

Deixe um comentário