Brasília – Traços do Arquiteto

A capital Federal do Brasil tem uma beleza única. Reúne a biodiversidade do Cerrado com a arquitetura idealizada por grandes nomes.

Vista da Torre de TV para a esplanada

Brasília é a maior cidade do mundo construída no século XX.

E eu, uma turista mineirinha, um dia cheguei no Planalto Central para ficar, aqui instalei minha morada e agora venho contar a vocês, caros colegas viajantes, os melhores lugares para visitar nesta cidade especial, conhecida por seu belo pôr do sol.

Pra começar vamos entender uma pouquinho desta cidade tão peculiar. Para aqueles que não conhecem ainda, vou tentar descrever o que podemos chamar de “centro” de Brasília. O “Plano Piloto” (o plano urbanístico da capital que foi elaborado pelo urbanista e arquiteto Lúcio Costa) é onde se encontra o Congresso Nacional, e a reunião de estruturas físicas que vamos chamar de “cedes do Governo Federal”.

Um pouquinho de história… A cidade começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa, pelo também arquiteto Oscar Niemeyer e pelo engenheiro Joaquim Cardozo. Foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek. Vista de cima, a principal área da cidade, o Plano Piloto, se assemelha ao formato de um avião. A cidade é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico e possui a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados.

Ermida Dom Bosco

A capital abriga os órgãos governamentais da administração e os representantes dos três poderes da República, estes locais tornam possível o Turismo Cívico. E ainda há muitos Monumentos na cidade que chamam a atenção pela beleza.

Tour Cívico

Esse passeio Tradicional vai te levar aos principais pontos turísticos de Brasília, ao longo do Eixo monumental. O Eixo Monumental é uma avenida que se localiza no centro do Plano Piloto, o que seria o popular “corpo do avião”. Nesta longa avenida há muitos pontos de interesse e aqui descrevo eles para você visitar ou parando, naqueles onde há possibilidade de visitação interna ou somente admirando externamente.

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha 
Após a reforma para a Copa do Mundo FIFA 2014, a capacidade do estádio foi aumentada para 72.788 pessoas, tornando-se o segundo maior estádio do Brasil, atrás do Maracanã (RJ). Alguns eventos ocorrem na parte externa do estádio ou ainda nas dependências internas o que possibilita visitações no decorrer destes. Jogos também acontecem por aqui porém não são constantes.

Memorial JK Inaugurado em 12 de setembro de 1981, projetado por Oscar Niemeye e dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek fundador da cidade de Brasília. No local, está depositado os restos mortais de JK (na câmara mortuária, O memorial também abriga acervo com diversos pertences do presidente, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah. A parte externa conta com uma estátua de Juscelino, suspensa sobre a cidade que criou em pleno Cerrado. Faça uma paarada para fotos, visitação externa e, se houver interesse pode ser feito uma visitação ao museu.  Observações: Fechado as Segundas-feiras, Horário: das 9h as 18h. *Valor de entrada R$ 10,00 – Crianças até 8 anos não pagam. Estudantes e pessoas acima de 65 anos têm direito à meia entrada.

Memorial JK

Quartel General do Exército É um conjunto de edifícios de linhas sóbrias projetado por Oscar Niemeyer e com projeto paisagístico de Burle Marx. Complementado pelo palanque monumental, conhecido como Cúpula da Espada de Caxias e pela praça do Cristais, belíssima praça com um conjunto de esculturas de pedra em forma de cristais. Faça uma paradas para fotos e visitação externa da Cúpula e da Praça.

Quartel General do Exército – Cúpula
Praça dos Cristais

Torre de Televisão – Torre de TV

Com uma vista panorâmica do Eixo Monumental, a torre foi projetada por Lúcio Costa como uma referência a Torre Eiffel (em Paris) e inaugurada em 1967. É a quarta estrutura mais alta do Brasil, possui 224 metros de altura com o mirante localizado a 75 metros, a subida é feita através de elevadores gratuitos.  Parada para visitação ao mirante com vista panorâmica. 

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida
Muito conhecida como Catedral de Brasília foi projetada por Oscar Niemeyer, sua planta é circular com seus 16 pilares curvos unidos no topo. Inaugurada em 1970 tem um expressivo acervo de obras, na praça que antecede o templo encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas; as esculturas foram realizadas com o auxílio do escultor Dante Croce, em 1968. No interior da nave, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço, a maior chega a 300 kg. As esculturas são de Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce. 
Horário : Diariamente, das 8h às 18h. Parada para fotos e visitação interna

Esplanada dos Ministérios Um enorme gramado se destaca entre os 17 edifícios idênticos(exceção do Ministério da Justiça e Relações exteriores), são construções uniformes onde estão abrigados os Ministérios do Poder Executivo. 

Congresso NacionalEm 1960, houve a transferência do Congresso Nacional para Brasília que opera no Palácio Nereu Ramos. Como a maioria das construções oficiais da Capital, foi projetado por Niemeyer. A semi esfera a esquerda é o assento do Senado Federal, e a direita é o assento da Câmara dos Deputados. Entre as duas cúpulas há as duas torres (que formam o H). A sua frente o grande gramado e os espelhos d`águas sempre vistos na mídia, ao fundo está a praça dos Três poderes. Em 2007 a estrutura arquitetônica foi tombado pelo Iphan. Aqui além da visitação externa também pode ser realizada visita interna às casas. A visita interna é guiada e gratuita, realizada pela equipe do Senado Federal com duração de aproximadamente 1 hora.

Congresso visto a noite da Praça do Três Poderes

Palácio do Itamaraty Sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, é uma das obras mais conhecidas de Niemeyer. O prédio possui a fachada em arcos e painéis decorativos de vários artistas, como Athos Bulcão. O prédio é rodeado por um espelho d’água que serve de cenário para a famosa escultura O Meteoro, de Bruno Giorgi.

Palácio da Justiça 
Sede do Ministério da Justiça – Famoso por ter um enorme conjunto de pilares e cascatas artificiais. 


Praça dos Três Poderes

Praça dos Três Poderes com vista para a escultura “Os guerreiros” e Palácio do Planalto

Localizada no extremo leste do Plano Piloto, a praça dos Três Poderes é um espaço aberto longe das tradicionais praças, não possui árvores. O amplo espaço abriga os prédios representativos dos poderes em posições que estes não se sobressaem um diante o outro, em observância ao princípio de que os poderes são harmônicos e independentes e, portanto, tem o mesmo peso. Destaque daqui para os seguintes pontos:

Os Guerreiros
  • Supremo Tribunal Federal, sede do Poder Judiciário, e a escultura “A Justiça” (de Alfredo Ceschiatti). Há visitações gratuitas no STF.
  • A escultura “Os Guerreiros”, de Bruno Giorgi (mais conhecida como “Os Candangos”), considerado um símbolo de Brasília.
  • A Pira da Pátria e o Marco Brasília, em homenagem ao ato da Unesco que considerou a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade. 
  • O Panteão da Pátria, construído em homenagem ao presidente Tancredo Neves. Sua forma sugere a imagem de uma pomba.  
  • O Espaço Lúcio Costa, situado sob o piso da praça, mostra uma maquete de Brasília, com 179 metros quadrados. Visitação interna gratuita. 
  • o Mastro da Bandeira, um monumento de autoria de Sérgio Bernardes de cem metros de altura. Segundo o Livro Guinness dos Recordes, esta é a maior bandeira hasteada do mundo medindo, 286 m2. Ela é substituída todo primeiro domingo de cada mês em cerimônia solene. 
  • Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo do Brasil. Visitação interna Gratuita por ordem de chegada somente aos fins de semana e feriados.
Panteão da Pátria
Palácio do Planalto

Ponte JK

Um dos cartões postais de Brasília foi inaugurada em 2002. Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, seus três monumentais arcos de aço cruzam diagonalmente o tabuleiro num movimento que lembra o de uma pedra quicando no espelho d’água. Vista panorâmica, de dentro do veículo e pode-se parar para fotos na praça que antecede a entrada da ponte.

Tour Pôr do Sol Espetacular

Muito se fala sobre o incrível céu de Brasília e seu pôr do sol magnífico. Para assistir esse lindo evento da natureza aconselho os melhores locais para você “aplaudir” o pôr do sol.
Ermida Dom Bosco Que tal se surpreender com o entardecer na Ermida Dom Bosco? Se você procura um pôr do sol com a silhueta da cidade, o melhor lugar é a Ermida Dom Bosco. Pela distância do Plano Piloto este lugar costuma ser um dos parques mais tranquilos. O sol se põe do outro lado da margem, ao fundo dos principais prédios do Plano. À beira do Lago Paranoá você poderá ver Brasília totalmente integrada ao entardecer. Em dias quentes, a população também visita o parque para se refrescar nas margens do lago.

Parque e Ermida Dom Bosco

Pontão do Lago Sul Outro lugar belo para você conhecer, ao longo das margens do Paranoá, é o Pontão do Lago Sul. O espaço tem jardins, restaurantes, bares e decks que permitem você se sentar e relaxar para um lindo fim de tarde ao ar livre e depois ainda fazer um happy hour por ali.

Pontão do Lago Sul

Vista do pontão ao entardecer para a Ponte JK

Outros Lugares para visitar em Brasília

Parte interna da pirâmide da LBV

Templo da LBV (Legião da Boa Vontade) Este templo, conhecido também como templo da paz, é um conjunto ecumênico, fundado em 1989 por Paiva Netto. É um monumento de notável beleza e seus espaços e galerias abrigam exposições diversas. O local é aberto ao público gratuitamente, ao chegar a entrada é pela imponente pirâmide, ali dentro se caminha até o centro onde fica-se bem abaixo de um grande cristal, depois ainda pode-se visitar as demais dependências, onde há obras, esculturas e história da instituição. Observe que homens não devem entrar vestindo bermudas.

Templo LBV
Santuário Dom Bosco

Santuário Dom Bosco
O Santuário Dom Bosco é uma das mais conhecidas Igrejas de Brasília e uma das imagens mais frequentes nos cartões-postais dessa cidade. Da parte exterior (todo em concreto no estilo gótico) não é possível imaginar a beleza e encantamento do interior. Ao entrar na igreja o ambiente de 2,2 mil m2 de vitrais que combinam, em sua maioria, 12 tonalidades de azul com branco num suave degradê, nos faz ter a sensação de estar rodeado por um céu estrelado. A descrição jamais alcançará a beleza do local. 

Catedral Militar Rainha da Paz
Projetada por Oscar Niemeyer, ela foi inaugurada em 12 de setembro de 1994. Pertence ao Ordinariado Militar do Brasil. Sua arquitetura em formato triangular remete a uma barraca de campanha. Teve sua pedra fundamental abençoada pelo Papa João Paulo II em 1991, durante sua visita ao Brasil.

Catedral Militar Rainha da Paz
Parque Água Mineral

Parque Nacional de Brasília Mais conhecido como Água Mineral é um parque ecológico (área de preservação de 30 mil hectares com parte aberta ao público). O parque possui trilhas e duas piscinas de água mineral e sempre corrente, espaço para piqueniques e churrasco à sombra de árvores. Ingressos no valor de 14 reais. Hora: das 08h às 16h com permanência permitida até as 17h.

Facebook Comments