O Grand Canyon é um daqueles lugares que você não pode só ouvir falar, é preciso visitar pra contemplar sua grandiosidade. Um dos lugares mais impressionantes que já visitei!
Partindo de Las Vegas, no estado de Nevada, vamos conferir uma das maneiras mais incríveis de visitar o Parque Nacional do Grand Canyon, no Arizona, em um passeio de helicóptero.
Grand Canyon West
Com até 1,8 km de profundidade o desfiladeiro esculpido pelo Rio Colorado é um verdadeiro show de cores nas rochas. Uma imensidão com 446 km de comprimento formando o Parque Nacional do Grand Canyon. O local é tão incrível que foi um dos finalista na votação das “Sete maravilhas naturais do mundo”.
Grand Canyon West
Quando o assunto é a visitação ao Grand Canyon há várias opções, carro, ônibus de turismo e helicóptero são as mais comuns. Do aeroporto de Las Vegas até a entrada da Reserva Nacional do Grand Canyon são pouco mais de 400 km, ou seja, mais de 4 horas via terrestre, o que é valido pelas paisagens diferenciadas no entanto, somente se você estiver com dias suficientes para todos os passeios que pretenda fazer. Lembre-se que serão mais de oito horas somente na estrada (ida e volta), então o ideal seria pernoitar na Reserva.
Imagens lindas vistas de cima
O ônibus de turismo, na minha opinião é o menos indicado, porque será uma viagem um pouco mais demorada e ainda, presa a uma agenda do grupo.
No meu caso, mesmo estando com carro alugado, optei pelo passeio de Helicóptero por duas questões principais: economia de tempo (apesar de ainda assim se gastar quase um dia inteiro para completar o passeio) e porque seria a minha primeira experiência deste tipo, meu primeiro passeio de helicóptero.
Heliporto da Papillon Airways
São diversas as empresas que oferecem o passeio em Las Vegas, li alguns reviews, acessei sites das empresas e decidi por fechar com a “Papillon Airways“. Os valores são bem padronizados e há diferentes tipos de passeios, além se sobrevoarem o Grand Canyon, alguns incluem a cidade de Las Vegas e até mesmo uma parada na reserva do Grand Canyon com direito a piquenique.
Rio Colorado, que divide os estados de Nevada e Arizona
Pra começar uma van foi nos buscar no hotel no horário combinado é umas duas horas antes do passeio. Já havia outros turistas na van e seguimos para uma base da empresa na empresa onde todos os passaportes foram checados, pelo que explicaram um procedimento incomum, isto deveria acontecer somente no aeroporto, mas foi exigido no momento devido a situação da chegada do Presidente. Dali pegamos a rodovia e seguimos para um heliporto particular da empresa, um pouco mais distante de Las Vegas, foram uns 30 minutos de viagem. Na base, em Boulder City, fizemos um check in parecido com o embarque normal em aeroportos, com detectores de metal e apresentação de passaportes. Cada membro do grupo é pesado para ser melhor distribuídos os assentos no helicóptero mantendo o equilíbrio de pesos, no entanto, saiba que você não escolherá sentar na janelinha, ou ao lado do piloto (meu caso pilota) a escolhe será feita por especialista. Do meu grupo meus tios deram sorte por sentar bem na frente. Seguimos para uma sala para assistir a um vídeo de segurança e depois aguardamos no saguão. No horário vieram vários pilotos e eles chamavam nominalmente os grupos para acompanha-los para o embarque. Na frente do nosso helicóptero ainda tivemos um tempo de conversa com a pilota, explicações de como colocar e retirar sinto de segurança e orientação de onde cada um se assentaria. Tudo pronto, motores ligados, decolagem autorizada, saímos para o tão esperado passeio.
Aproximando da Barragem Hoover – Hoover Dam – e Lago Mead

Barragem de Hoover
Rio Colorado e ao fundo o Lago Mead
Sobrevoando as Rochas Negras Vulcânicas em direção ao Grand Canyon
Parada no Grand Canyon
Ao alcançarmos determinado ponto do Grand Canyon o helicóptero desce num heliponto de apoio na reserva indígena, ali tinha banheiros e uma pequena lanchonete. Após autorizado voltamos para a viagem de volta. Para finalizar deveria haver um voo sobre a cidade de Las Vegas o que foi cancelado devido ao fechamento do espaço aéreo, como já citei.
Grand Canyon, show de cores nas rochas
Este passeio foi realizado durante a estada em Las Vegas, veja mais sobre a viagem no artigo “O que se faz em Vegas… eu conto!”